Detalhes da Receita

Bolo maravilhoso, com farinha integral e perfeito para aquela sobremesa gelada. 

Ingredientes :

Massa
1 colher de chá de manteiga derretida.
150 gramas de chocolate meio amargo picado
1/4 xícara + 2 colheres de chá de cacau em pó
1 colher de chá de café expresso
1/2 xícara de água
1 3/4 xícara de açúcar
1 1/3 xícara de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de iogurte grego
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 ovos + 2 gemas, em temperatura ambiente
150 gramas de manteiga em temperatura ambiente em pedaços
Geleia de Frutas Vermelhas Queensberry

Ganache
2 colheres de chá de glucose
1/4 xícara de creme de leite
150g de chocolate meio amargo em pedaços

Modo de Fazer :

1. Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma assadeira de 20 a 23 centímetros com manteiga e farinha.
2. Em uma panela em banho-maria adicione o chocolate picado, ¼ da xícara de cacau em pó, ½ colher de chá do café instantâneo em pó e água.

Derreta o chocolate e misture bem todos os ingredientes , adicione ½ xícara de açúcar e misture mais até o creme ficar liso. Tire do fogo e deixe esfriar.
3. Em uma vasilha misture a farinha, fermento em pó, duas colheres de cacau em pó e meia colher de chá de café instantâneo. Reserve.
4. Bata na batedeira o açúcar e ovos, até ficarem clarinhos e fofos. Agora adicione o creme frio do chocolate e bata em velocidade média só para combinar os ingredientes.
5. Agora adicione metade dos ingredientes secos (farinhas) bata, adicione o iogurte e extrato de baunilha, bata mais um pouco e no final adicione o restante dos ingredientes secos, batendo bem até ficar uma massa lisinha.
6. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno. Asse por mais ou menos 45 minutos, ou até fazer o teste do palito e sair limpo. Ao terminar de assar tire do forno, deixe esfriar na grade do fogão por 10 minutos e desinforme, colocando o bolo em um belo prato de servir. Reserve.
7. Em uma panela aqueça a glucose e creme de leite até quase ferver. Tire do fogo e acrescente o chocolate, mexa até todo chocolate derreter e reserve. 
8. Agora corte o bolo ao meio e passe uma camada generosa da geleia Queensberry de sua preferência e cubra com a outra parte do bolo. Agora passe o ganache por cima e leve para gelar por duas horas antes de servir.