Assim como nossas casas acumulam sujeiras em lugares não muito visíveis, escondidinhos naquele quarto da bagunça que só você conhece, nosso corpo também acumula toxinas devido à exposição à poluição do ar (através do transito, por exemplo), excesso de alimentos como álcool e açúcar e também ao consumo de alimentos com muitos aditivos e conservantes. 

Isso só para listar alguns exemplos.

Por isso foram criadas dietas de Desintoxicação, comumente conhecidas como Dieta DETOX. Elas servem exatamente para fazer uma faxina e ajudar o seu corpo a eliminar as toxinas e tudo que estiver em demasia no seu organismo. 

Muita atenção: antes de fazer uma dieta de desintoxicação, entre em contato com o seu médico e siga as orientações dele.

Muitos perguntam, mas como saber se eu estou com muitas toxinas no corpo?

Bom, vamos citar alguns problemas causados por excesso de toxinas no organismo: obesidade, estresse, inchaço, instetino irregular, cabelos opacos, pele sem brilho e etc.

Vale lembrar que nosso organismo consegue eliminar toxinas, mas é muito bom dar aquela forcinha, até porque hoje nossa exposição às toxinas é muito maior do que a capacidade do nosso organismo de liberá-las.

E como funciona uma dieta DETOX?

Geralmente é uma dieta com 7 dias de duração, isso mesmo, bem curta, até porque não temos que ficar tanto tempo com essa dieta, visto que nela você consome um nível de carboidratos, abaixo do necessário.

A maioria dos alimentos indicados são sucos, suchas (mistura de suco com chá), muita fruta, muita verdura e legumes. Nem pensar em farinhas brancas, queijos e leite.

O bom desse sacrifício? Você nota os resultados em uma semana!

Dietas DETOX também são muito indicadas pós-eventos festivos, como Natal, Ano Novo, Festas de Casamento, onde tendemos a exagerar no álcool e alimentos nada saudáveis.

Agora que já sabe os benefícios procure seu médico de confiança e faça uma faxina no seu corpo, ele merece!


Fontes:

Dieta e Saúde

Doctor Oz